Compare Preços

Compare Produtos, Lojas e Preços

sábado, 8 de novembro de 2008

Os Mantos Alvi-Verdes

Os Mantos

Na fundação do Palmeiras, em 1914, com o nome de Palestra Itália, a camisa era verde, com uma faixa branca no meio e a Cruz de Savóia como símbolo. Em 1917, perde a faixa branca e fica tudo verde. O escudo do Palestra substitui a Savóia. O calção é branco e as meias verdes, ou brancas.
Permanece praticamente o mesmo até os anos 40, com mudanças em apenas alguns detalhes do fardamento.
Em 1940 a camisa tem uma grande gola pólo branca. Dois anos depois, com a mudança do nome do clube para Sociedade Esportiva Palmeiras, o escudo deixa de ter as iniciais do Palestra Itália (PI) e passa a ter apenas o P. Em 1959, com a criação do atual escudo, o símbolo vai para o peito. A gola em "V", branca, passa a ser utilizada e dura até os anos 70. Em 1974, volta a ter gola rolê e frisos brancos na ponta das mangas.
Em 1978, o uniforme passa a ser feito pela Adidas, que coloca suas três listras nos ombros, nas laterais e no calção. Dura até 1992. Mudanças só nos patrocinadores, que entraram em 1984. A Agip Liq Gás foi a pioneira, em 1987. Naquele ano o clube trocou o patrocínio pela Coca Cola, que ficou até 1992, quando, com a co-gestão com a Parmalat, houve uma mudança radical. Da Adidas, tinha a camisa listras verticais brancas e verde mais claro.
Utilizando esse uniforme até 1996. Em 1997 as listras brancas verticais foram aposentadas. A camisa da Rhummel, que estava desde 1994; deu lugar à Rebook, com a volta do modelo todo verde, preservando o passado glorioso e histórico do clube.
Em 1999, a Rhummel retornou a fornecer material esportivo para o clube e com ela veio a sorte: naquele ano o Palmeiras se sagrou Campeão da Copa Libertadores da América.
No início de 2000, um modelo três, para amistosos. A camisa, que apresentava vários tons de verde, não era das mais bonitas e não ganhou a aprovação do torcedor. Com ela, o Verdão foi campeão do Rio-SP e também da Copa dos Campeões, torneio que dava vaga na Libertadores do próximo ano.
Em 2003, a Diadora assume o departamento de material esportivo e lança uma novidade: bolinhas na manga que quando os atletas suam, elas mudam de cor, se tornando ligeiramente verde clara. Na temperatura normal, as bolinhas ficam vermelhas.
Em 2006, a Adidas volta após 14 anos retomando um verda ainda mais tradicional e com um design que remete aos anos de glórias das Grandes Academias do Palmeiras.

Nenhum comentário: