Compare Preços

Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

HISTÓRIA

Campeão do Mundo, do Brasil e Super Campeão

Dando seqüência às conquistas, a terceira coroa é a Taça Cidade de São Paulo de 1951, novamente em uma final contra o São Paulo. Vitória esmeraldina por 3 a 2.
A quarta coroa foi o Torneio Rio - São Paulo. O Palmeiras venceu duas vezes o Corinthians na final. No primeiro jogo, vitória por 3 a 2. Na finalíssima, o Verdão bate o rival por 3 a 1.
Para fechar com chave de ouro, a quinta coroa foi o primeiro Campeonato Mundial de Clubes, disputado em 1951, com jogos no Pacaembu e no Maracanã. Para recuperar a auto-estima do povo brasileiro, que havia perdido em casa a Copa do mundo de 50, a CBD (atual CBF), com o apoio da FIFA, organizou o 1º Torneio Mundial de Clubes Campeões, para ser disputado a partir de 30 de Junho, com as sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, ficaram Palmeiras (campeão paulista), Estrela Vermelha (campeão iugoslavo), Olimpic de Nice (campeão francês) e a Juventus de Turim (vice-campeã italiana).
No Rio ficaram, Vasco da Gama (campeão carioca), Nacional (campeão uruguaio), Sporting (campeão português) e Áustria Viena (campeão austríaco).
Em São Paulo se classificaram para a fase semifinal, Juventus e Palmeiras, e no Rio os classificados foram Vasco da Gama e Áustria Viena.
Nas semifinais, o Vasco enfrentou o Palmeiras e a Juventus, o Áustria. No dia 11, o Palmeiras venceu o Vasco por 2 a 1, gols de Richard e Liminha para os paulistas e Maneca para os cariocas. No outro jogo, a Juventus empatou com o Áustria em 3 a 3. No dia 14, a Juventus venceu o Áustria por 3 a 1 e se classificou para as finais. A seguir, Palmeiras e Vasco empataram em 0 a 0, resultado que classificou o clube paulista.
O primeiro jogo da decisão aconteceu no dia 18, no Maracanã. O Palmeiras venceu a Juventus da Itália por 1 a 0, gol de Rodrigues. O segundo jogo também foi disputado no Maracanã, para um público de mais de 100 mil pessoas.
Daquele dia muita coisa foi relembrada pelos torcedores. Mas, a data era diferente. Ao invés de 16 de julho de 1950, 22 de julho de 1951. O local era o mesmo. A torcida experimentando duas emoções diferentes. Do amargo revés à alegria de um título consagrador. Um empate que deu ao Brasil o título de Campeão Mundial Interclubes.
Foi um jogo difícil e o resultado de 2 a 2, com Richard e Liminha marcando para os brasileiros, e Boniperti e Praest para os italianos. Terminada a partida o público delirou gritando o nome do Brasil; os jogadores do Palmeiras tinham a bandeira brasileira bordada nas camisas alviverdes. Para se ter uma idéia da importância desse título, a equipe do Palmeiras desfilou em carro aberto pelas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em São Paulo, a equipe foi recebida, na Estação Roosevelt de trem, por milhares de pessoas.
Em 1959, o Palmeiras volta a ser campeão paulista ao vencer o Santos de Pelé na decisão do título. Como ambos os clubes terminaram o campeonato empatados na primeira colocação, foram realizadas três partidas para definir o super-campeão, termo que se usava quando jogos extras decidiam o título. Depois de dois empates, o Palmeiras venceu, de virada por 2 a 1, com gols de Julinho e Romeiro. Pelé marcou o gol santista.

Site oficial S.E.P

Nenhum comentário: