Compare Preços

Compare Produtos, Lojas e Preços

domingo, 3 de maio de 2009

Personalidade em decisão


O volante Souza foi um dos principais destaques na vitória de 1x0 do Palmeiras sobre o Colo Colo, no Chile. Mais do que a boa atuação, o jogador demonstrou personalidade e frieza naquela que foi a sua segunda partida como titular da equipe -a primeira foi na vitória de 1x0 sobre o Paulista, no Paulistão.

"Eu havia treinado durante a semana no time titular. Foi algo que me surpreendeu, mas não fiquei assustado. Fiz minha parte e me preparei caso começasse atuando contra o Colo Colo", disse o jogador que relembrou o passado como inspiração para seu crescimento no clube.

"Venho de uma família muito humildade. Meu pai é pedreiro e minha mãe, empregada doméstica. Eu sempre coloquei na cabeça que seria jogador de futebol para ajudar minha família. Quando cheguei para atuar no time B do Palmeiras, sempre ambicionei estar entre os profissionais. E esse sonho está sendo realizado. Já estou conseguindo ajudá-los. Todo mês envio um 'dinheirinho' para eles."

Natural de Posse-GO, Souza conta que após passar pelo Brasília e Dom Pedro, todos do Distrito Federal, recebeu propostas para outros clubes. E que teve um susto quando ficou sabendo que jogaria pelo Palmeiras.

"Meu celular não parava de tocar. Foi quando um dia meu empresário ligou e disse que tinha uma proposta para atuar no time B do Palmeiras. Estava vendo televisão e quase desmaiei (risos). Foi uma alegria enorme."

Segundo ele, a oportunidade de vestir a camisa do Palmeiras é única. "Quando criança, a gente sempre ouvia falar do Palmeiras. É um time muito grande, e todo 'moleque' sonha um dia chegar até aqui. Por isso que, para mim, cada jogo é um prato de comida. Procuro dar o máximo para sair de campo sempre de cabeça erguida."

Souza foge à regra quando perguntado sobre a Europa. "Não tenho ambição nenhuma de jogar fora agora. Já estou num time grande, e meu pensamento está em fazer história aqui. É um passo de cada vez."

Humilde nas palavras, Souza não tem dúvida quando aponta seus ídolos. "Um cara que eu sempre admirei foi o César Sampaio. Marca bem e na bola, e sabe sair para o jogo com muita qualidade. E, hoje, me espelho muito no Pierre. A garra que ele tem é algo que motiva qualquer um."

Apesar dos inúmeros elogios que tem recebido após a atuação sobre o Colo Colo, Souza prefere manter os pés no chão. "Foi apenas um jogo. Estou começando agora no Palmeiras e o Vanderlei [Luxemburgo] sempre pede para eu ter tranquilidade, pois não quer pular etapas comigo. Vou continuar treinando e aprendendo bastante com todo o grupo."

Após a vitória sobre o Colo Colo, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez questão de elogiar o volante, mas lembrou que é preciso paciência.

"Nós fizemos quatro treinos fechados e o Souza foi testado. Sempre elogiei esse garoto, pela frieza que ele tem nos momentos mais difíceis. Pode ter certeza que o futuro dele no clube será brilhante. Mas temos que levar com cuidado, sem precipitações."

O técnico do time B do Palmeiras, Jorginho, destaca que desde que desde o início o volante apresentava muitas virtudes.

"Ele impressionava pela tranquilidade. Quando recebia a bola, tinha calma para dominar e tocar, sem afobação. E também sempre se caracterizou pela saída de jogo e o bom toque de bola", relembra.

Aos 20 anos, Souza ainda pega carona para chegar à Academia de Futebol do Palmeiras. "Nem carteira de motorista eu tenho", revela. Estilo caseiro, ele conta que já tem marcação dura em casa. "Minha namorada está morando comigo. Sempre fui um cara muito tranquilo."

Prestes a receber mais chances, Souza revela qual seu próximo passo fora do gramado. "Quero trazer meus pais para assistir um jogo. Ainda não tive oportunidade. Mas um dia isso vai se realizar, tenho certeza."

Nenhum comentário: