Compare Preços

Compare Produtos, Lojas e Preços

sábado, 3 de janeiro de 2009

Corinthians x Palmeiras de 2000 lidera "Top 10" do clássico

Nascido em 1917, ano do primeiro duelo entre ambos, Corinthians e Palmeiras são protagonistas de uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Só na última década, ambas as equipes fizeram duelos históricos, como o datado de 6 de junho de 2000, válido pela semifinal da Copa Libertadores da América.
Na ocasião, os rivais paulistas disputavam uma vaga na final da competição. Após derrota no duelo de ida, o Palmeiras reverteu a vantagem na partida de volta e, na decisão por pênaltis, eliminou o Corinthians graças ao erro de Marcelinho, que parou nas mãos do goleiro Marcos. Com a defesa, o camisa 12 palmeirense se imortalizou. Mas, além desse clássico, os rivais já tiveram outros encontros históricos.
Em 1999, logo após ver o rival se sagrar campeão continental, o Corinthians se torna campeão paulista na famosa partida marcada pelas embaixadinhas de Edílson em provocação aos palmeirenses. Já em 2008, Valdívia, então camisa 10 do time alviverde, marca o gol da vitória no único clássico disputado entre ambos na temporada e provoca levando a mão aos olhos, como se estivesse chorando.
Na década repleta de Palmeiras x Corinthians e vice-e-versa, selecionamos o "top 10" dos clássicos. Confira:

6/6/2000 - Palmeiras 3 x 2 Corinthians
Palmeiras e Corinthians se cruzam para definir o finalista da Copa Libertadores de 2000 em dois duelos eletrizantes. No jogo de ida, o time alvinegro venceu por 4 a 3. Na partida de volta, o Palmeiras fez 3 a 2 e levou a decisão para os pênaltis. Pelo lado palmeirense, os cinco cobradores converteram. Ao Corinthians, só restava o ídolo Marcelinho. Ele bateu no canto direito do goleiro Marcos, que conseguiu a defesa. Com a derrota diante do arqui-rival, o time alvinegro mais uma vez adia o sonho de chegar a uma final de Libertadores.

20/6/1999 - Palmeiras 2 x 2 Corinthians
Os rivais se encontram em mais uma decisão de Campeonato Paulista. Após vencer o primeiro jogo por 3 a 0, o Corinthians entrou em campo como favorito para ficar com a taça. E abriu o placar com Marcelinho. Evair, ainda no primeiro tempo, marcou dois e recolocou o Palmeiras na disputa. Na etapa final, Edílson roubou a cena. É dele o gol de empate do confronto (2 a 2). Logo depois, o atacante resolveu provocar o time palmeirense e, ao receber a bola próximo a lateral, começou a fazer embaixadinhas. Nervoso, Júnior empurrou o corintiano. Na seqüência, Paulo Nunes acertou um chute no rival, que revidou e uma verdadeira briga generalizada se desencadeou. Assim, o árbitro Paulo César de Oliveira deu a partida por encerrada e o Corinthians levou o 23º título paulista da sua história.

12/5/1999 - Corinthians 2 X 0 Palmeiras
O Palmeiras venceu o Corinthians no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa Libertadores da América por 2 a 0 e, por isso, poderia até perder o segundo duelo por um gol de diferença. No entanto, o time alvinegro conseguiu devolver o placar, graças a gols de Edílson e Ricardinho, e levou a decisão para os pênaltis. O goleiro palmeirense Marcos viu sua estrela brilhar forte, defendeu a cobrança de Vampeta e contou com a sorte na de Dinei, que acertou a trave. Desta forma, a equipe de Luiz Felipe Scolari avançou e, depois, viria a se tornar campeã continental pela primeira e única vez na história.

23/10/2002 - Corinthians 2 x 2 Palmeiras
Após o empate por 2 a 2 no Estádio do Morumbi, o time do Palestra Itália voltou a ocupar a última colocação no Campeonato Brasileiro daquele ano, com apenas 20 pontos somados, enquanto seu arqui-rival era o terceiro colocado na tabela, com 35 pontos. Neste ano, o Palmeiras acabou rebaixado. Já o Corinthians foi o vice-campeão.

23/09/2007 - Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Com um gol do zagueiro Nen, o Palmeiras vence o duelo válido pela 27 rodada do Campeonato Brasileiro, impôs a terceira derrota seguida ao Corinthians e colocou o time na zona de rebaixamento. De quebra, o time então treinado por Caio Júnior encerrou sua participação no ano diante do Corinthians com três vitórias em três duelos. Além disso, após 38 rodadas, o Palmeiras termina o Nacional na sétima colocação. Já o time alvinegro acaba, pela primeira vez na história, sendo rebaixado à Série B.

2/5/2004 - Corinthians 0 x 4 Palmeiras
No ano que marcou a volta do Palmeiras à elite do futebol brasileiro, a torcida pôde comemorar o fim de um tabu. Com uma bela atuação coletiva, o time alviverde venceu o rival por 4 a 0 e e pôs fim ao jejum de quase quatro anos sem vitórias no clássico. O Palmeiras não vencia o tradicional rival desde 6 de junho de 2000, quando eliminou o Corinthians na Copa Libertadores.

26/3/2006 - Corinthians 1 x 1 Palmeiras
O clássico no Morumbi foi marcado pela polêmica. O Palmeiras chegou ao duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Paulista com chances remotas de título. Já o Corinthians estava eliminado da disputa pela taça após sofrer uma derrota na rodada anterior. Em campo, o argentino Carlos Tevez ganhou disputa com a zaga palmeirense, se livrou da marcação, invadiu a área, deu outra finta e fez o gol. O juiz Cléber Abade, após contato da auxiliar Ana Paula de Oliveira, anulou o lance alegando falta do corintiano no ínicio da jogada. A demora na marcação revoltou o time alvinegro, mas de nada adiantou. Em campo, os times ficaram no 1 a 1.

2/3/2008 - Corinthians 0 x 1 Palmeiras
Na única partida entre os rivais em 2008, o Palmeiras levou a melhor graças a um gol do meia chileno Valdívia, no segundo tempo. A vitória manteve o time na briga por uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista, que ele próprio viria a ser campeão mais tarde. Além disso, o time de Vanderlei Luxemburgo quebrou uma série invicta de 10 jogos do Corinthians no ano. Na comemoração do gol isolado do jogo, o então camisa 10 palmeirense provocou os rivais ao levar as mãos ao rosto, como se estivesse chorando.

16/10/2005 - Palmeiras 1 x 1 Corinthians
Ídolo maior da torcida corintiana na ocasião, o atacante argentino Carlos Tevez marca, após oito jogos, o primeiro gol em clássicos paulistas. O resultado, inclusive, foi mais importante para o time alvinegro, que manteve-se na liderança tranqüila da Série A e, de quebra, deixou o rival mais longe da briga pela taça. O Corinthians se sagrou campeão brasileiro neste ano.

Terra

Nenhum comentário: